5 Coisas Que Você Precisa Saber Antes De Empreender Em Seu Próprio Negócio


Quando a coisa aperta e o dinheiro do trabalho já não é suficiente para pagar todos os boletos, ou pior, quando não se tem um trabalho, o jeito é se virar por conta própria. Ser o dono do próprio negócio pode ser uma solução para se manter vivo, comendo e comprando mesmo em períodos difíceis, mas para isso você deve ser cuidadoso e tomar as decisões certas. Eu separei aqui nesse post algumas dicas para te ajudar nessa jornada! Então vamos lá, como ser o dono do próprio negócio? Para essa pergunta, eu tenho 5 respostas.

 

Tenha determinação em aprender.

Para abrir um negócio de forma segura, é preciso que você domine o que está fazendo. Não precisa já começar sendo o Roberto Justus do empreendorismo, mas é importante ter uma base, para que com o tempo você possa ir ganhando mais e mais habilidade. Procure segmentos com estrutura para lhe auxiliar no início, assim você não vai ficar perdido. Se for para começar, comece com o pé direito!

 

Seja organizado.

Sim, porque qualquer falha na organização, como problemas com prazo e bagunça burocrática, vai prejudicar diretamente a você, e não a outra pessoa. Se você fosse empregado, sua desorganização atrapalharia seu chefe, a empresa dele e o bolso dele. Já no seu negócio, é você quem sofre. Pensando pelo lado bom, se você for uma pessoa organizada e planejada, seu negócio vai crescer de vento em poupa. Se tem uma coisa que é ótima, é depender apenas de si mesmo. Confie em você, faça planilhas, anotações, cumpra prazos com responsabilidade. Isso já é um enorme passo para fazer dar certo.

 

Trabalhe com fornecedores estáveis.

Seus fornecedores vão ser o alimento pro seu negócio sobreviver. Se eles atrasarem, você fica sem produto; se eles fecharem abruptamente, ou se descumprirem algo do acordo, você também corre o risco de fechar. Então, evite surpresas: faça uma pesquisa de Mercado e trabalhe com fornecedores estáveis, bem estruturados e experientes. Um fornecedor que domine a área te proporcionará segurança no seu negócio, e segurança é tudo o que a gente quer, né? Se um possível fornecedor demonstrar não ter conhecimento na área, não feche com ele. Trabalhe com quem é bom e você será bom!

 

Pense em seu cliente.

Sem ele, você não é nada. Aquela máxima do cliente em primeiro lugar é bastante válida aqui, uma vez que, se você não focar em resolver os problemas dele, ele vai procurar outra alternativa e você pode acabar falindo. Ser bom com os clientes é construir um público fiel, que sentirá prazer em comprar com você, e isso é muito, muito importante. É essencial.

 

Tenha foco.

Quem não tem planejamento não chega a lugar nenhum. Saiba o que você quer e trabalhe duro por isso. Essa dica pode parecer clichê, mas é muito importante de ser ressaltada, uma vez que se você não tiver planos bem definidos, vai acabar se perdendo em meio às suas ambições. Um bom empreendedor não muda de ideia toda hora, mas tem metas fixas a desenvolver.

Agora você já tem mais suporte para abrir o seu próprio negócio, então mergulhe de cabeça nessa. Vá em frente e não olhe para trás, e, quando você menos perceber, vai ser um empreendedor de sucesso. Fique ligado aqui no blog para mais dicas e novidades. Beijos e até a próxima!

Sugestão de Empreendimento

Vocês Também Vai Gostar